A Banda Musical de Parafita apresenta, no próximo sábado, 7 de fevereiro de 2026, pelas 21h30, no Auditório Municipal de Montalegre, o concerto de apresentação do seu novo projeto discográfico, “Ecos do Barroso”.
Este concerto assume particular relevância por integrar um conjunto de obras inéditas, nunca anteriormente gravadas, sendo que a maioria será apresentada em estreia absoluta. As composições foram encomendadas especificamente para este projeto e inspiram-se em temáticas ligadas ao território do Barroso, à sua paisagem, memória, cultura e identidade.
O programa inclui obras dos compositores Andrés Álvarez, Mathias Wehr, Nelson Jesus, Vítor Resende, Pedro Pires e Antero Ávila, refletindo uma diversidade de linguagens musicais contemporâneas, unidas por uma forte ligação ao universo barrosão.
O concerto assinala igualmente a apresentação do novo maestro da Banda Musical de Parafita, André Fernandes, e propõe uma viagem sonora entre tradição e criação contemporânea, valorizando um património cultural profundamente enraizado na região.
O projeto Ecos do Barroso conta com o apoio da Fundación “la Caixa” do Banco BPI e do Município de Montalegre.


