S. João 2013

O São João de Braga é uma festa popular, que tem lugar no mês de Junho em Braga, Portugal que celebra o nascimento de São João Batista. O culminar da festa é na noite de 23 para 24 de Junho. Mais uma vez, pelo 22.º ano consecutivo, a Banda Musical de Parafita estará presente no dia 23.

Um dos pontos centrais é em torno da Capela de S. João da Ponte, edificada no século XVI a mando de D. Diogo de Sousa. Apesar dos mais antigos documentos datarem do século XIV é provável que estes festejos tenham origem prévia.

A cidade é extensamente decorada, desde as mais importantes ruas do centro histórico, passando pela principal artéria da cidade, a Avenida da Liberdade, e culminando no parque da Ponte.

Na noite de S. João milhares de pessoas ocupam as ruas da cidade com martelinhos e o alho porro. O rio Este, qunado cruzado pela Avenida da Liberdade, serve de palco a tradicionais quadros bíblicos referentes a São João Batista. De um dos lados da ponte está representado o baptismo de Cristo e do outro lado S. Cristóvão, com o menino Jesus aos ombros, sobre as águas do Este.

sjoaoAs romarias foram e são vividas de forma intensa pelo povo, e nas tradicionais festas de S.João de Braga participavam não só as pessoas que viviam na cidade mas também os habitantes das zonas rurais do concelho de Braga. Assim na madrugada do dia 23 de Junho, em todas as aldeias, reunia-se um grupo de pessoas preparando-se para se pôr a caminho do arraial de S.João da Ponte. Viajavam a pé, carregados com o seu “farnel” e pelo caminho tocavam concertina e cavaquinhos e cantavam as tradicionais quadras alusivas ao S. João. Quando ao cair da noite atingiam Braga, transformavam a cidade numa típica aldeia minhota. Os diversos grupos de romeiros chegados das aldeias juntavam-se e ao inicio da noite iam em cortejo até ao parque da Ponte, sempre cantando e dançando, onde se juntavam à multidão e gozavam o dia mais esperado do ano. Tentando reviver este ambiente, realiza-se actualmente o Cortejo das Rusgas na noite de S.João juntando diversos ranchos e tocatas, para além das filarmónicas, a caminho do arraial de S.João da Ponte.

s.joaobanda

PROGRAMA – 23/06/2013 | DOMINGO

08:00 H Avenida Central
Confluindo de várias ruas e praças da bimilenar cidade de Braga, dirigem-se para a Avenida Central, todas as Bandas Filarmónicas, Grupos de Zés P’reiras, Bombos, Gaiteiros, Gigantones e Cabeçudos, Grupos Folclóricos, Tocatas, Rusgas e outros Grupos que vão integrar o Cortejo de Mordomia.

09:00 H Avenida Central
Saída do Grandioso Cortejo da Associação de Festas
6 BANDAS DE MÚSICA 6
Com arcos de Romaria de S. João de Braga, grupos de rapazes e raparigas com Traje de Romaria da região de Braga, Bandas Filarmónicas, Grupos de Zés P’reiras, Bombos, Gaiteiros, Gigantones e Cabeçudos, Grupos Folclóricos, Tocatas, Rusgas e Romeiros, bem como a Associação de Festas com todo o seu estandarte solene, desfilam em Cortejo até à Praça Municipal, para apresentar cumprimentos às Autoridades Civis, Militares e Religiosas.

10:00 H Praça do Município
Cerimónia Solene da Abertura Oficial das Festas da Cidade frente aos Paços do Concelho, com a presença das Digníssimas Autoridades Civis, Militares e Religiosas. Cerimónia solene do hastear das Bandeiras Oficiais, nos Paços do Concelho. Os Hinos de Braga e de S. João serão executados pelas 6 Bandas Filarmónicas presentes. Os Hinos da cidade de Braga e de S. João serão cantados pelo Grupo Coral “Orfeão de Braga”, acompanhado pelas 6 Bandas Filarmónicas presentes.

Agrupamentos Participantes:

Bandas Filarmónicas:

.Banda Marcial de Fermentelos (Velha) – Águeda
.Banda Musical de S. Paio de Antas – Esposende
.Banda Musical União Pessegueirense – Pessegueiro do Vouga
.Banda Musical de Parafita – Montalegre
.Banda Musical Flor da Mocidade Junqueirense – Vale de Cambra
.Banda Musical S. Miguel de Cabreiros – Braga

Grupos de Zés P’reiras:

.Grupo de Zés P’reiras e Gaiteiros de S. Paio de Antas – Esposende
.Grupo de Zés P’reiras de Sanfins do Douro – Sanfins do Douro
.Grupo de Bombos “Amigos da Borga” – Fafe
.Grupo de Bombos de S. Tiago de Queimada – Baião
.Grupo de Bombos Geraldinos da TUB-EM – Braga
.Grupo de Percussão da Equipa Espiral – Braga
.Banda de Gaitas de Náron Ferrol – Corunha
.Grupo de Concertinas de Cabreiros – Braga
.Grupo de Gigantones e Cabeçudos de S. João de Braga – Braga

Grupos Folclóricos, Rusgas e Tocatas:

.Grupo Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio Braga
.Rancho Folclórico S. João Baptista de Nogueira Braga
.Grupo Folclórico de Lamaçães Braga
.Grupo Folclórico do Divino Salvador de Tebosa – Braga
.Rancho Folclórico de Sta Maria de Adaúfe – Braga
.Grupo Folclórico Infantil e Juvenil do Carreiro – Braga
.Grupo Folclórico do Centro Social de Sto Adrião – Braga
.Grupo Folclórico de Macada – Vimieiro Braga
.Grupo Folclórico Hélios de Figueiredo – Braga
.Rusga Joaquim Janeiro – Braga
.Rusga de S. Vicente – Grupo Folclórico do Baixo Minho – Braga
.Grupo Musical ASMOTAP – Braga
.Grupo de Baile Alxibeira Ferrol – Corunha

No final do ato solene, pequena exibição de todos os participantes junto da Tribuna de Honra.
Durante a manhã, além de concertos musicais, as Bandas Filarmónicas percorrerão as principais artérias do centro da cidade, executando, como é tradicional, o Hino do Santo Precursor.
Os Grupos Folclóricos, Grupos de Bombos, Grupos de Zés P’reiras, Gaiteiros, Gigantones, Cabeçudos e outros, percorrerão de igual modo as principais ruas e praças da cidade durante todo o dia, proporcionando uma magnífica animação típica de alegria e cor, com as suas apreciadas e populares exibições.
Ainda durante o dia, Tocatas, Rusgas e Grupos Folclóricos farão exibições volantes nas principais Ruas, Praças e Largos do centro da cidade, exteriorizando a sua alegria e convidando os visitantes às danças e cantares do Minho.

10:30 H Palco Avenida Central
Concertos Musicais a Duas Bandas

Avenida Central
Dias 23 e 24 de junho – Concurso Municipal de Fotografia: X Edição
“O Património Cultural do Município de Braga – As Festas de S. João no Centro Histórico e no Parque da Ponte”

11:00 H Câmara Municipal
Cerimónia de Condecoração dos Funcionários Municipais

10:00 às 12.15 H Praça da República (Arcada)
Rota dos Santos Populares” – Bicavalaria do Minho – 8º Aniversário
Concentração e mostra de 2 cavalos, derivados e convidados.
Às 12.15, saída em desfile

12:30 H Avenida Central
2ª Rodopiada
“Oh Manel, Oh Maria, hoje é noite de romaria”

14:00 às 18.00 H Aeródromo de Braga
O Aero Club de Braga em parceria com a Associação de Festas de S. João vai realizar o Maior Festival Aéreo Nacional e proporcionar à população de Braga uma experiência única, inesquecível e emocionante, apresentando os maiores ases de acrobacia de Portugal.

Praça Conde de Agrolongo
Apresentação de um Balão gigante no largo Conde de Agrolongo que permite a realização de Batismos de Voo a quem quiser sentir a emoção de subir ao céu de Braga.

14:00 às 20.00 H Avenida Central
SOMOS PORTUGAL- ESPECIAL S. JOÃO DE BRAGA
Emissão da TVI com transmissão em direto das Festas de S. João de Braga, com a participação de muitos artistas do panorama musical português.

15:00 H Coretos Móveis do Parque de S. João da Ponte
Durante a tarde concertos musicais a duas bandas por diversas bandas filarmónicas provenientes de diversos pontos do país.

Praça do Município
“Braga – Capital do Cavaquinho”
Encontro de cavaquinhos – Organização do Grupo de Cavaquinhos do Sindicato de Bancários do Norte em colaboração com a Associação de Festas de S. João.

16:00 H Rua do Castelo
Exibição e despique de Grupos de Bombos, Zés P’reiras e Grupos de Percussão.

Igrejas de: Sta Cruz, S. Vicente, Maximinos, Sé Catedral e Bom Jesus do Monte
Tradicional concerto pelos carrilhões de sinos das Igrejas da Sé Catedral, Santa Cruz, S. Vicente, S. Pedro de Maximinos e Bom Jesus do Monte.

A CAMINHO DA ROMARIA DE S. JOÃO DE BRAGA
No final da tarde começam a chegar à cidade os Grupos Folclóricos, Rusgas, Tocatas e Romeiros de todas as Freguesias do Concelho de Braga e outros, que se concentrarão na Praça Municipal, para se integrarem no GRANDE CORTEJO DAS RUSGAS.

22:00 H Praça do Município
GRANDE CORTEJO POPULAR DAS RUSGAS PARA O ARRAIAL DE S. JOÃO DA PONTE
Tradicional Desfile: A abrir, Arcos de Romaria do Minho, representando o S. João de Braga, S. João do Minho e S. João de Portugal, seguidos pelos Grupos de Gigantones e Cabeçudos, Gaiteiros, Bombos e Zés P’reiras, Bandas Filarmónicas, Tocatas, Rusgas e Romeiros, bem como os Grupos Folclóricos de todo o Concelho de Braga. Com a riqueza do traje e a alegria das danças e cantares do povo, desfilam pelas velhas ruas de Braga, a caminho do grande arraial de S. João da Ponte, mostrando a animação, a cor e a alma festiva do povo Bracarense. A acompanhar o desfile seguem, como manda a tradição, milhares de forasteiros dando ainda mais colorido à festa. É a única manifestação genuinamente popular de cor e alegria que se realiza em Portugal. Com o Parque de S. João da Ponte artística e artesanalmente decorado e iluminado com milhares de lâmpadas multicolores, bem à moda do Minho, começarão a chegar os Grupos de Bombos e Zés P’reiras, Bandas de Música, Grupos Folclóricos, Rusgas, Tocatas e Romeiros que no pitoresco terreiro do Parque de S. João da Ponte se misturam com os forasteiros para, durante a noite cantarem e dançarem, como é característico do
alegre povo da capital minhota.

Grupos Participantes:

.Grupo de Gigantones e Cabeçudos de S. João de Braga
.Grupo de Bombos “Amigos da Borga”
.Grupo de Bombos de S. Tiago de Queimada
.Grupo de Zés P’reiras e Gaiteiros de S. Paio de Antas
.Grupo de Bombos Geraldinos da TUB-EM
.Grupo de Bombos ASMOTAP
.Grupo de Zés P’reiras de Sanfins do Douro
.Banda Musical de Parafita
.Banda de Gaitas de Náron
.Grupo de Baile Alxibeira
.Grupo Folclórico da Casa do Povo de Lomar
.Grupo Folclórico S. João Baptista de Nogueira
.Grupo Folclórico Divino Salvador de Tebosa
.Grupo Folclórico Infantil e Juvenil do Carreiro
.Grupo de Rusgas e Marchas de Merelim S. Pedro
.Rusga Joaquim Janeiro
.Grupo de Concertinas da Escola de Concertinas de Gualtar e Padim da Graça
.Grupo Folclórico de Sta. Maria de Adaúfe
.Grupo Folclórico de Lamaçães
.Rancho Folclórico e Típico de Sta. Maria de Sequeira
.Grupo Folclórico Associação Cultural e Recreativa de Dume
.Grupo de Concertinas de Gualtar
.Grupo de Concertinas de Cabreiros
.Rusga de S. Paio de Merelim
.Rancho Folclórico da Associação Cultural e Recreativa de Cabreiros
.Banda Musical de S. Miguel de Cabreiros

22.00 H
CONCERTOS POR BANDAS FILARMÓNICAS
Concertos Musicais até às 03.00 horas da madrugada.

Palco Avenida Central
.Banda Marcial de Fermentelos (Velha)
.Banda Musical de S. Paio de Antas

Coretos Móveis do Parque de S. João da Ponte
.Banda Musical União Pessegueirense
.Banda Musical Flor da Mocidade Junqueirense

23.00 H
Os cafés e bares da cidade associam-se à festa criando animação musical na rua onde a dança é obrigatória.

Quadros Bíblicos (Margens do Rio Este)
No Rio Este, decorado e iluminado com centenas de lumes vivos, os quadros Bíblicos. Numa margem, o Batismo a Cristo e na outra margem uma gigantesca imagem de S. Cristóvão, com o Menino ao ombro, simbolizando a travessia do Rio Jordão. Estes quadros de realismo inigualável estão expostos no Rio e atraem a atenção dos inúmeros visitantes. Esta expressão bíblica é única no nosso País.

01:00 H Alto do Monte Picoto
Fogo Da Ponte
Monumental e tradicional sessão de fogo de artifício de vários tipos e apoteótico remate final. Este fogo será lançado do Alto do Monte Picoto sobre o Terreiro de S. João e Rio Este.

Share
Esta página já foi vista 4100 vezes.

Deixar Comentário