II Oficina Improvisação Sinfónica


II OFICINA DE IMPROVISAÇÃO SINFÓNICA

Depois do sucesso da edição do ano passado, a Banda Musical de Parafita, em conjunto com Henrique Apolinário, músico e ator, colaborador do Serviço Educativo da Orquestra de Jazz de Matosinhos, organizam a segunda edição da Oficina de Improvisação Sinfónica.

II OFICINA DE IMPROVISAÇÃO SINFÓNICA
SEDE DA BANDA MUSICAL DE PARAFITA

Esta oficina é destinada à experimentação de várias técnicas criativas musicais. Inspira-se em processos de ensino teatral, exercícios de educação artística e práticas musicais alternativas, para colocar os participantes num ambiente de maior disponibilidade criativa.

Ao longo de três dias vamos explorar práticas de:

– Direcção Musical alternativa
– Exercícios de improvisação
– Métodos de composição em grupo
– Treino de escuta e resposta
– Introdução à Música Electro-Acústica

Para além de uma oportunidade para explorar novas maneiras de criar e tocar música, esta oficina vai também ao encontro de aptências fundamentais para o ensino e execução de música sinfónica, filarmónica ou erudita, a capacidade de escuta e a sua relação com a interpretação instrumental, a atenção e relação com o/a maestro/a, expressividade, relação com o grupo de trabalho, relaxamento, foco e importanciação do acto performativo, e o mais importante, o prazer de fazer música.

Orientador: Henrique Apolinário – Artista transdisciplinar, focado na relação entre música e artes performativas e processos de criação colectiva.Formado em música – violino no Conservatório de Música de Terras de Santa Maria e em Teatro-Interpretação pela ESMAE, conclui também o Curso de Animadores Musicais da Casa da Música. Colaborador assíduo do serviço educativo da Orquestra de Jazz de Matosinhos. Durante os últimos 4 anos tem desenvolvido práticas de ensino artístico focadas na criação de música e performance originais, sempre através de métodos de criação inspirados na sua prática teatral, na sua própria pesquisa artística, no movimento surrealista, e em vários artistas do séc. XX.

Irá decorrer entre os dias 22 e 24 de fevereiro no seguinte horário:
11:00 – 13:00 – oficina
13:00 – 14:30 – almoço
14:30 – 17:00 – oficina
Apresentação informal – 24 fevereiro às 17:00

Custo – 15 Euros (a ser entregues no dia 22 no princípio da oficina)

Inscrições (15€) em: www.tiny.cc/improvisa
Mais Informações: improvisa.oficina@gmail.com

Inscrevam-se!

 

Share
Esta página já foi vista 31 vezes.

Deixar Comentário