Apresentação

 

A Banda Musical de Parafita, conta com cerca de 50 elementos e já 200 anos de história ao serviço da cultura musical, dois CD’s gravados e editados. Esta é uma banda que participa regularmente em muitas e das mais famosas romarias, sendo presença assídua no São João de Braga, São Bento da Porta Aberta, Sra. da Saúde de Valpaços, Festas da Vila do Gerês, Sr. da Piedade em Montalegre, muitas outras festividades nos concelhos de Montalegre, Boticas, Braga, Vila Verde, Vieira do Minho, Amares, Chaves, Viana do Castelo, Fafe, Vila Real e até na vizinha Galiza.

Já fez concertos com muito sucesso em várias salas do Norte do País, entre as quais o auditório do Lar do Comércio na Maia, caves “Sandeman” em Vila Nova de Gaia, no auditório de Aveleda em Braga, várias actuações no Auditório Municipal de Montalegre, entre outros, com plateias quase sempre cheias.

É presença assídua nas recepções a entidades oficiais em Montalegre (tocou em várias recepções e guardas de honra a presidentes da república, 1ºs ministros, ministros, secretários de estado, bispos entre outras autoridades civis, militares e religiosas) sendo uma “bandeira” do concelho, sempre presente nas conhecidas Feiras do Fumeiro, Feiras da Vitela, e também em iniciativas próprias, como concertos de Natal, festivais de bandas, concertos temáticos, entre outros.

Realizou, em conjunto com o Grupo Coral de Montalegre, concertos inéditos onde a música coral e instrumental se fundiram para proporcionar um espectáculo diferente e de muito agrado. Já acompanhou e integrou diversos instrumentos solistas não muito comuns numa banda, como o acordeão e a concertina. Acompanhou cantores a solo. Integra os seus quadros, como 1º trompete solista, o trompetista profissional espanhol Eliseo Penín, formado na Escola Superior de Música de Vigo, professor de trompete e instrumentos de Sopros-Metais no Conservatório Profissional de Música de Xinzo. Vários dos músicos actuais da banda frequentam conservatórios e academias de música.

Participou na organização de estágios e masterclasses para instrumentos de sopros, cordas e percussão das quais destacamos o Workshop de Verão 2009 em Montalegre da Orquestra Metropolitana de Lisboa, no qual estiveram integrados 13 músicos da nossa banda e também o estágio e concerto da Banda Fórum – Filarmónica Portuguesa em Montalegre em Novembro de 2008 no qual estiveram integrados 10 músicos da nossa banda.

No conhecido livro de Bento da Cruz “Histórias de Lana Caprina” existe um capítulo intitulado “Os de Parafita”, cuja narrativa é inteiramente dedicada às Banda e às peripécias que os músicos passavam nas romarias doutros tempos…

Destaca-se também a participação no “Concurso Internacional de Bandas – CIB Filarmonia D’Ouro” em 2014 no Europarque em Santa Maria da Feira, a participação no filme “Para Que Este Mundo Não Acabe” do famoso realizador João Botelho, a reportagem sobre um ensaio da banda feita pelo “Portugal no Coração “da RTP1”, a participação em directo no programa “Passeio Público” da RDP – Antena 1, artigo de uma página inteira dedicado a esta Banda no Jornal de Notícias de 7 de Novembro de 2004, e várias aparições de destaque nos jornais “O Montalegrense”, “Correio do Planalto”, “Povo de Barroso”, “A Voz de Chaves”, “Semanário Transmontano”, “Notícias de Chaves”, “Correio do Minho”, “Jornal de Santo Tirso”, “Jornal Maia Hoje” também nas rádios RM – Rádio Montalegre, Antena 1, Rádio Clube de Paços de Ferreira, Rádio Voz de Santo Tirso, Antena Minho e nos sites www.bandasfilarmonicas.com (Site dedicado à comunidade de bandas filarmónicas de Portugal), www.tvbarroso.com (TV Barroso – Televisão Online), www.altotamegatv.com (Alto Tâmega TV – Televisão Online), e www.cm-montalegre.pt (Município de Montalegre), entre outros.

Actualmente é maestro e director artístico da Banda e escola de música o Maestro Justino Costa.

Share
Esta página já foi vista 4477 vezes.